O
Marketing Digital tem conquistado cada vez mais o Mundo. Mas o Brasil ainda
está atrasado cerca de oito anos em relação aos países considerados de Primeiro
Mundo. A afirmação foi feita por Aaron Ross, autor do livro Receitas
Previsíveis: Transforme seu negócio numa máquina de vendas, durante o RD Summit
2014 - um dos maiores eventos de marketing digital da América Latina e que foi
realizado no Brasil.
Se
você pensa em redes sociais quando se fala em Marketing Digital você está
parcialmente correto. O marketing digital é importante. Mas existem outros
meios eletrônicos de se conquistar um cliente como o blog, o site e os
comentários feitos em segmentos especializados.
Mas não
adianta apenas definir o público alvo e começar a fazer o seu trabalho pela
Internet. Você precisa continuar a aprimorar e isto passa pelo Inbound
Marketing – estratégia focada na atração de clientes potenciais através da
internet. Após levar seu cliente até onde você pretende, a dificuldade é conquistar
a confiança deste visitante para que sua empresa seja lembrada no momento que
ele necessite do produto ou do serviço que você oferece. Neste caso, você deixa
de ter que correr atrás do cliente e agora ele é quem vai atrás de você quando
estiver pronto para tomar uma decisão de compra.
Outro
ponto fundamental é fazer com que palavras chave do seu negócio apareçam em
destaque nos mecanismos de pesquisa. Ou seja, quando ele entrar no Google e
digitar a palavra Marketing deverá aparecer a palavra Ventura Comunicação &
Marketing, por exemplo. É a partir desta identificação de quais são estas
palavras é que você poderá criar uma estratégia de Inboud marketing.
Não
esqueça que você necessariamente terá que produzir conteúdos. Eu não costumo
discutir com as pessoas que acreditam que não precisam de um blog ou de um site
para definitivamente alcançar seus objetivos. Cedo ou tarde ela perceberá que
precisa. O chamado Marketing de Conteúdo é certamente a melhor maneira de
atrair clientes potenciais. Produzir conteúdos relevantes que demonstrem a
autoridade da empresa em sua área de atuação. Os resultados não são imediatos
e, por isto, muitos desistem. Eles são de médio e longo prazo, mas apresentam a
melhor relação custo-benefício.
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