Enquanto
os dirigentes de futebol no Brasil vivem chorando miséria, os grandes times do
Mundo vendem e fortalecem a marca. Não, essa não é uma afirmação de jornalista
sem base de esporte. Ao contrário. Os dados que foram divulgados esta semana
revelam que o valor dos patrocínios nas camisas deu um salto de 24% em apenas um
ano nas seis principais ligas do Mundo: a Premier League, da Inglaterra; a
Bundesliga, da Alemanha; a Primera División, da Espanha; a Ligue 1, da França;
a Série A, da Itália; e a Eredivisie, dos Países Baixos.
Mas
não apenas os times ganham com os patrocínios. Os patrocinadores também saem
felizes da parceria. De acordo com pesquisa da Repucom sobre marketing
esportivo, os patrocinadores pagaram E$ 687 milhões (US$ 778 milhões) em
acordos de patrocínio para camisas nesta temporada. Na temporada passada foram
investidos E$ 522 milhões. E a matemática é lógica: você só investe mais
naquilo que te deu lucro!
Nos últimos
10 anos, a receita com camisas mais do que duplicou para as ligas. A Premier
League inglesa lidera o grupo com E$ 213 milhões em patrocínios de camisa, 36%
a mais do que no ano passado. A Espanha, que está em terceiro lugar, atrás da
Alemanha, cresceu 30%.
E
quais os times que mais conseguem patrocínios? A conta também é fácil. São
aqueles que conseguem mais vitórias. Vou repetir: aqueles que conseguem mais
vitórias. Estes são os times mais ricos do Mundo. Primeiro, os títulos, depois
o patrimônio. Bem diferente dos times brasileiros que, ou não sabem
administrar, ou tem planejamento equivocado no tocante ao Marketing - caso
típico, por exemplo, do Clube Atlético Paranaense. O Furacão das Américas não
tem conseguido vencer o Foz do Iguaçu, que jamais foi um rival em nível
técnico...
Para
comprovar o que estou dizendo, dos 20 times da Premier League inglesa, os cinco
principais nas atuais classificações respondem por cerca de 60% da receita
global com camisa. Os dez times do final da lista recebem apenas 16%. Se formos
olhar para os patrocínios na Espanha, vamos ver que a lógica é ainda mais
acentuada: dos 20 clubes da primeira divisão, os cinco primeiros da tabela
atual respondem por 84% da receita com camisa.
Preciso
provar ainda mais que as vitórias são proporcionais aos patrocínios adquiridos?
É claro que a competência da equipe de vendas de um clube conta e conta muito.
Mas muito mais do que competência, o que falta é visão estratégica e bem
definida, feita por profissionais competentes! Aliás, competência também é
marca de negócio.
*
Luciana Pombo é jornalista, especializada em Marketing, atleticana e diretora
executiva da Ventura Comunicação & Marketing. Texto originalmente publicado na Furacao.com: http://www.furacao.com/opiniao/fala.php?cod=28493&fb_comment_id=fbc_1111598182199227_1113020655390313_1113020655390313#f396d66558.
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